Somos uma empresa especializada há 05 anos, em óleo de mamona, para o mercado Ricinoquímico e para exportação. Temos como meta, além de atingir a excelência em qualidade industrial e operacional, promover também a sustentabilidade social e ambiental de nossas operações. Para tanto segue abaixo um breve descritivo de nossa empresa e suas atividades.


Fábrica em Iguatama - MG

Produção de Sementes de Mamona

Em nossa fazenda de São Thomé da Letras/MG, temos o maior campo experimental de sementes de mamona do País, são 62 hectares exclusivos para produção e pesquisa de cultivares de qualidade. Hoje a Cavalcante é a única empresa do mundo licenciada pelo Instituto Agrônomo de Campinas para plantar e reproduzir a semente IAC-2028, que possui qualidades comprovadas de produção, e que foi ganhadora de um premio de 100 mil Euros, na Suíça no ano de 2007, como a melhor semente de oleaginosa de mamona no mundo. Portanto a Cavalcante é hoje auto-sustentável em sementes para plantio.


Escritório em Iguatama - MG

Escritório em Guarulhos - SP

Produção de Adubo para o plantio

Hoje somos auto-suficientes também em adubo. Não utilizamos adubação química, apenas lixo orgânico reciclável (retirado de usinas de triagem de pequenas cidades no centro oeste mineiro), mais a adição da própria torta (bagaço) de mamona, proveniente do processo de esmagamento da mesma.


Plantio de Mamona

A Cavalcante hoje é o maior plantador privado de mamona do Mundo; Temos hoje um plantio de 10 mil hectares no Estado de Minas Gerais; se levarmos em conta que o Brasil produz 90 mil hectares, e que a média nacional é de 400 a 800kg de grãos por hectare, e a nossa média é de 2.500 kg por hectare, podemos também dizer, que mais de 28% da produção nacional desta oleaginosa é de propriedade da Cavalcante. O Plantio é feito por sistema de plantio direto , que é o recomendado pela ONU , pois diminui a revolvimento do solo e o consumo de combustível no processo de plantio.


Sub-Produtos de Mamona produzidos

1 - Óleo de mamona tipo1 para consumo interno e exportação.

2 - Óleo de mamona oxidado

3 - Óleo de mamona Polimerizado

4 - Óleo de mamona Sulfonado.

5 - Óleo de mamona GH baixa umidade.

6 - Torta de mamona, para o mercado de adubos. Estaremos lançando em breve nossa linha de produtos para o varejo.

7 - Óleo de corte a base de óleo de mamona para a metalurgia em Geral, este produto esta em fase de lançamento, e vai substituir integralmente a óleo mineral a base de petróleo usado nas empresas metalúrgicas.

Além de ser ecologicamente correto e mais barato, ele pode ser descartado naturalmente pelo esgoto, pois é biodegradável, ao contrario do de base mineral, que polui o meio ambiente e por causa da alta concentração de enxofre ainda produz seqüelas nos operadores de máquinas.

Nossa indústria está localizada em Iguatama/MG (490km de SP), tem capacidade para esmagar 6 ton/hora de mamona, e estamos aumentando para 12 ton/hora neste ano.
Estamos inaugurando também em meados de Julho/09 a nossa nova unidade química em Arujá/SP. Temos filiais em Uberlândia/MG e Guarulhos/SP.